Lilypie Fourth Birthday tickers

Lilypie Fourth Birthday tickers
Lilypie Second Birthday tickers

domingo, 1 de março de 2009

Plano Alimentar

Introdução dos sólidos (até ao ano de idade)

- Aos 5 meses introduzir Nan 2 e ao leite juntar 5 medidas de cereais sem glúten não só nos biberões da manhã e da noite mas também nos restantes biberões de leite.

- A partir dos 5 meses e meio comece a administrar fruta pela tarde. Iniciar com pequenas colheres de sumo de laranja natural juntando progressivamente a pêra, a maçã e a banana.


- A partir dos 6 meses comece a dar sopa de verduras ao almoço com base de batatas, cenoura, feijão verde e alho francês cozidos juntando meia colher de azeite antes de os triturar. Uma semana depois pode juntar 50 a 75 gramas de carne magra de frango. Posteriormente alternará os elementos prévios da sopa com abóbora, aipo… Deverá reservar as verduras de folha longa para depois dos 12 meses.

- Aos 6 meses, 6 meses e meio o bebé deve fazer 4 refeições… 2 de cereais sem glúten (de manhã e à noite), puré de verduras ao almoço e fruta à tarde.

- A partir dos 6 meses poderá introduzir «o meu primeiro iogurte natural Danone» depois do almoço ou em substituição pontual da fruta. Duas a 4 semanas depois dê «o meu primeiro Danone 3 frutas».

- A partir dos 7 meses introduza carne de vaca, que alternará com a de frango ao almoço.

- A partir dos 8 meses introduza os cereais com glúten, começando por 5 cereais. Um mês depois substitua por 8 cereais, e a partir do ano de idade, 8 cereais com mel.


- A partir dos 9 meses introduzirá peixe branco, que alternará com carne, ao almoço.

- A partir dos 10 meses introduzirá gema de ovo muito bem cozida (20 minutos de cozedura) e muito progressivamente. Dará ao almoço, 1/8 de gema, aumentando progressivamente a quantidade a cada 2 ou 3 dias até alcança a quantidade de uma gema inteira. Oferecerá 2 gemas por semana.

- A partir dos 11-12 meses fará o mesmo com a clara de ovo.

- Entre os 11 e os 12 meses poderá introduzir a carne de borrego e de porco.

- A partir do ano de idade poderá introduzir o leite gordo e introduzir os 8 cereais com mel, à noite e de manhã. Inicie também a introdução de uma pitada de sal ao almoço. Pode iniciar também a introdução de espinafres e couve ao almoço e qualquer tipo de frutas, sempre muito progressivamente e uma de cada vez.

- Ao jantar, a partir do ano de idade o bebé sentar-se-á todas as noites com os papás para que participe do ambiente familiar. Poderá comer finas fatias de presunto, frango ou peixe branco grelhado ou cozido mas com cuidado pelo perigo de se engasgar. Depois tomará o biberão ou papa de cereais com mel.

- O ovo sob a forma de tortilha francesa (ovo mexido) só se introduzirá a partir dos 14 ou 15 meses.

- Não introduzir legumes (feijão, grão, ervilha, amendoim, tremoço…) antes dos 15 ou 18 meses nem peixe azul (sardinha, atum, salmão, etc.) ou mariscos antes dos 2 anos de idade.
Tenho algumas dúvidas... amanhã é dia de consulta dos 5 meses e vou esclarecê-las :)

4 comentários:

  1. a tua pediatra quando te dá os planos de alimentação para fazeres ao Gui, dá-tos por escrito, ou tu é que decoras o que ela diz? é que é tanta informação!! a minha nunca me dá nada por escrito, diz tudo à velocidade da luz e eu da última vez nem tive tempo d escrever!

    ResponderEliminar
  2. O meu pediatra é um lol da-me tudo por escrito, bem como um relatório por cada consulta :)

    ResponderEliminar
  3. Olá querida mamã, como correu a consulta do Gui?Bem, espero!
    Parece-me, regra geral, um bom plano, se bem que a pediatra da Joana indicou-nos para introduzir a carne de porco aos 2 anos apenas (e sempre muito bem passada, como aliás, todas as outras carnes), sendo que o borrego foi uma das 4 carnes introduzidas desde logo nas sopas (para além do frango, peru e vitela). O mesmo sucedeu com o salmão, introduzimo-lo relativamente cedo, ao mesmo tempo que a pescada, maruca, linguago, etc; introduzimos igualmente os espinafres antes dos 12 meses, a Joana adora e eles fazem milagres quando os bebés estão obstipados; quanto ao presunto, sinceramente não arrisco porque me parece um alimento com uma grande concentração de sal. Bem sei que existem presuntos mais salgados do que outros mas, mesmo assim, não arrisco!
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  4. Mana, tanta regra... Acho que com a Inês não foi tão complicado...
    Beijinho
    Silvia

    ResponderEliminar