Segundo o pediatra do Guilherme quanto mais tarde se der a introdução dos sólidos, melhor... não sei, acho que tem a ver com o desenvolvimento total do sistema digestivo... não sei o que fazer.
Já nos deu o plano para a introdução dos sólidos, que eu passo aqui a citar e depois gostaria que me dissessem o que pensam e como se passou com vocês e os vossos filhotes:
(prometo que vou ser sucinta)
(prometo que vou ser sucinta)
- Aos 5 meses , comece por introduzir 2 medidas de papa (cereais sem glúten) em 180-210ml do leite habitual do bebé - neste caso Nan e pode já ser o Nan 2 - no biberão da manhã e no biberão da noite. Em cada 2 ou 3 dias irá juntando mais uma medida, até que chegue ao número de meses do bebé. Assim que esteja a adicionar 4 medidas nos biberões da noite e da manhã, juntará, no resto dos biberões do dia, 1 ou 2 medidas de papa-cereais sem glúten.
- A partir dos 5 meses e meio poderá começar a dar fruta à tarde. Deverá introduzir progressivamente estas 4 frutas: laranja, pêra maçã e banana, começando por sumo da laranja dado em colherzinhas pequenas, juntando as frutas restantes até à totalidade das quatro frutas referidas. Durante o primeiro ano de vida não oferecerá qualquer outro tipo de fruta.
- A partir dos 6 meses poderá introduzir puré de verduras ao almoço à base de batata e uma semana depois juntará 50 a 75g de carne magra de frango.
- Tudo isto será feito de tal modo que, aos 6 meses - 6meses e meio, faça 4 refeições, duas de cereais sem glúten (de manhã e à noite), sopa ao almoço e fruta à tarde.
- A partir dos 6 meses poderá introduzir «O meu primeiro iogurte natural» ao almoço ou em substituição pontual da fruta. 2 a 4 semanas depois introduzirá «O meu primeiro iogurte 3 frutas»
Tenho o plano até aos 12 meses mas por agora acho que chega... Sabem que, à «reveria» do pediatra eu já comecei a fazer o plano - há 2 dias - e sabem que as duas noites do Guilherme foram de 8h e 11h???
Digam-me das vossas opiniões :)
É um plano complicado e estranho!!! Mas quem sou eu... A laranja é que me está a preocupar, mas tu e o pediatra é que sabem... E não introduzir mais fruta até ao 1 ano?!?!? Que estranho!!!
ResponderEliminarTambém acho papa a mais. O Guilherme vai ficar balofo... Uma ou duas medidas de papa no último biberão acho que eram suficientes.
Pode ser que alguma mãe já tenha feito esse plano, mas olha que é o mais estranho que alguma vez ouvi... Não podes pedir segunda opinião de outro pediatra?!?!? Ou pede opinião à mamã Pimpolha... É que estou a achar muito estranho mesmo, pode ser que seja só eu e a coisa esteja bem...
Beijocas e boa sorte
Ó raparigam olha que mimos no meu blog!!!
ResponderEliminarBeijocas e favor de ir buscar o que é seu de direito!!!
Pareece-me tudo muito bem, colega. Pelo que me é dado a perceber estás agora a voltar ao trabalho. Vai-te custar tanto... Pelo menos a mim custou, mas pronto, é mesmo assim. Quero seguir-te, claro que sim!O mail é silvestresandra@sapo.pt
ResponderEliminarSou eu, a Mil Sorrisos, ok? Beijos e Mil Sorrisos
:o)))))))
Olha vou falar-te da minha experiência.
ResponderEliminarOs meus filhos são seguidos por uma médica de família, nunca fui ao pediatra com eles e seguia os conselhos das enfermeiras da Casa do Povo (posto de saúde de freguesia).
Fico admirada do pediatra aconselhar a introduzir a laranja, uma fruta ácida. A mim sempre dizeram laranja só depois dos 12 meses, tal como as frutas ácidas.
Com os meus filhos fiz assim:
Aos 4 meses introduzi a sopa de legumes, uma refeição diária, 2 batatas para uma cenoura, nada de sal, um fiozinho de azeite depois de apagar o lume. Não se deve meter cebola porque provoca gases.
Dar durante uns 3 a 4 dias dias para ver se o bebé não faz nenhuma reacção alérgica e só depois introduzir novo legume. O próximo legume é a sopinha com abóbora. Depois ia introduzindo um novo legume, tal como nabo, agrião (mais para os 7 ou 8 meses por conter muito ferro), alho francês. nada de couves e repolho ou bróculos porque provocam gases, só dar depois dos 12 meses. Altura essa em que se poderá começar a dar aos poucos das nossas refeições.
Eu fazia sempre uma vez a sopa com base de abóbora com um legume verde ou doutra vez com base de abóbora.
Se o bebé não gostar muito de comer sopa pode-se cozer uma maçã na sopinha que a torna adocicada e assim a criança gosta mais.
Deve-se começar com o menos doce, assim como a fruta dar de preferência crua, raspadinha ou moída na máquina. Começar a dar a maçã, seguindo a regra dos 3 a 4 dias a ver se não há reacção alérgica ao novo alimento. Segue-se a pêra e só depois a banana. Mais para os 6 meses introduzir outras frutas não ácidas.Aos 5 meses introduzir a papa sem glutén. Como eu amamentava dava papa feita com água. As caixas das papas trazem as instruções. Não dava a papa de biberão, era feita no pratinho e dava com uma colherzinha.
Iogurte natural introduzi por volta dos 7 meses, mais tarde passou a aromas. Juntava a fruta ao iogurte ou então bolacha Maria moída, claro que a bolachinha é mais tarde por conter glutén.
A fruta pode-se dar ao lanche, mas para o fim já dava uma fruta depois de ter comido a sopinha.
quando se começa a introduzir a carne na sopa, primeiro dia põe-se só o caldo de cozer a carne, depois é que se junta a carne, começar por carnes brancas. Peito de peru, de frango. mais tarde dar borrego.
Peixe na sopa é ainda mais tarde. fazer como se fez para a carne, primeiro dá-se só com o caldo de ter cozido o peixe e depois é que se introduz o peixe. Já não me lembro qual era o peixe melhor, pois a carteira também fala alto.
Com os meus filhos fazia uma refeição de sopa ao almoço, papa ao lanche, mais tarde passou a ser sopa ao almoço e jantar e papa ao lanche ou fruta com iogurte.
Sabes depois vais fazendo como achares melhor para o teu baby.
Como os meus filhos tinham bom peso as enfermeiras diziam papa só uma vez ou outra, mas dava geralmente uma papa por dia e nunca foram de ter peso a mais, pois eles são altos.
Sortuda de o teu menino ter dormido toda a noite.
Nesse aspecto os meus dois só acalmaram mais as noites depois dos 2 anos, digo acalmaram, porque ainda vou ao Júlio muita vez durante a noite, porque choraminga, ao Marco vou o por a fazer xixi.
Espero ter ajudado com a minha experiência de mãe de 2 tesourinhos.
Beijinhos,
ana e seus tesourinhos
Bom dia!!!!
ResponderEliminarDif]icil... as indicações do pediatra são evidentemente presiosas mas a mãe conhece o seu bebé e sabe e sente quando ele está prontos a progredir ou quando há algo de errado com ele (por vezes contrariando a opinião do médico, e bem!). Até ha umas dezenas de anos não havia pediatras e as crianças criavam-se na mesma... porque as mães tem esse instinto!
Se sentes que é o melhor para o Gui e se ele não demonstrar sinais de "strugle" n'ao vejo porque n'ao deves seguir o teu instinto.
Bom Domingo!
Beijicos
Olá
ResponderEliminarÉ a primeira vez que te visito, e desculpa a invasão de privacidade, porque me chamaram a atenção para o plano alimentar do Gui.
Já reparaste que é diferente do das outras mamãs, não já?
Acho que se confias no pediatra deves continuar em frente, mas para dizer a verdade acho-o um bocado estranho, nomeadamente o adicionar da papa ao leite, em vez de o habituar logo à colher, a quantidade exagerada de proteina (carne) que pode causar vários problemas, o iogurte aos 6 meses, etc.
Para mim é tudo novidade, daí eu estar a dar a minha opinião, mas cada pediatra segue a sua linha e não quer dizer que esteja errada.
A pediatra do Edu e as pediatras com que trabalho há 5 anos tem directrizes completamente diferentes.
Espero que corra tudo bem.
Vou adicionar-te para poderes ver o meu blog, mas tens que fazer login no teu sapo.
Beijocas para todos.
Esquece, só agora que vi o teu blog sapo é que me lembrei quem eras e já te tenho adicionada há que tempos. LOL
ResponderEliminarBeijocas
Outra que considero problemática é a laranja ser dos primeiros frutos, quando só se deve introduzir aos 12 meses, mesmo por causa da imaturidade do organismo.
ResponderEliminarE aos 6 meses e pouco já fazer 4 refeições de sólidos é muito. Acho mesmo estranho este esquema que o pediatra te deu.
Uma coisa eu concordo, os sólidos devem-se introduzir o mais tarde possivel.
Bom dia Vanda,
ResponderEliminarno dia que privatizarem não se esqueçam de nós :)
Com o primeiro filho a introdução dos sólidos é sempre diferente do segundo, quando o duarte fez 4meses começou com as papas, sopas e fruta, a pediátra aconselhou a introdução de um legume diferente a cada semana, mas todos os dias experimentava um novo, aos 5meses carne e peixe, e aos 6meses já come iogurtes. É uma maravilha!!!
Não sei como a silvia nos descobriu, vamos ter de lhe perguntar.
um bj grande
olá Vanda!
ResponderEliminarTenho um bebé quase da idade do Guilherme (nasceu a 23 setembro) cuja médica também advoga essa teoria da introdução tardia dos sólidos. Vamos à consulta já perto dos 6 meses para ela nos dar o esquema que pretende que eu siga. Já deixei o meu mail em comentários anteriores porque gostava imenso de poder continuar a comparar as minhas experiências com as suas, apesar de eu não ter blog. Beijinhos
Mais uma vez fico indignada com tamanha complicação... mas cada um pensa de uma forma diferente...
ResponderEliminarBeijinhos
Silvia
Olá!
ResponderEliminarA pediatra do meu Gui disse para fazermos assim:
- Introduzir a papa sem gluten ao jantar, substituindo a mamada dessa hora! ao fim de uma semana, quando estivesse ja habituado a colher, introduzir a sopa ao almoço e a fruta. A sopa inicial foi c batata, abóbora, cenoura, cebola e um fio de azeite!Apos 4 dias introduzir um legume novo!Indicou o alho frances, feijão verde, alface, courgette. Quanto a fruta, dar a seguir a sopa: maçã, banana e pera!Quando ja comer bem estas sopinhas introduzir uma pequena quantidade de carne. Isto até aos seis meses!Realmente esse teu plano é um pouco estranho, mas se foi o medico q indicou...beijinhos
Lembrei-me que tenho guidelines para a alimentacao do bebe, vou enviar-te para o email. Espero que seja util.
ResponderEliminarBeijicos
Olá
ResponderEliminarOlha nós começamos pela sopa e fruta e só aos 5 meses a papa! O nosso plano é igual ao da Ana Santos (4º comentário)! Também acho o plano meio estranho e a laranja então é estranhissimo!!
beijocas
Como deves calcular fui eu que pedi à mamã Pimpolha para dar uma olhada no plano. Não ficas-te chateada pois não?!? É que fiquei preocupada em especial com a laranja.
ResponderEliminarBeijocas grandes
Olá!!
ResponderEliminarpois o plano é bastante diferente do que fiz com o Afonso. A papa foi sempre no prato e dada a colher, a medida era 150ml de água e dps juntava a papa consoante a espessura q quisesse (no meu caso o Afonso gosta dela mais liquida).
Quanto á sopa começei com a base de batata, cenoura e alface. Depois 1 vez por semana acrescentava 1 novo legume. Faço normalemnte duas bases de sopa, e não misturo cenoura e abobora. Agrião, courgette, broculos, feijão verde...um dos últimos foi espinafre.
A carne começei com frango, peru, borrego. Aos 8m começou com peixe.
Quanto a fruta começou com banana, maça, pera....laranja só mesmo já dos últimos a dar. Mesmo antes dos 12meses dei manga, papaia e ele adora.
A única coisa que o meu pediatra não me aconselhou dar antes dos 12meses foi morango e chocolate.
Beijos
Ana
Klaudinha mas não vejo assim tanta diferença do meu plano para o da Mama Ana (4º comntário) e o teu: papa uma vez por dia, sopa uma vez, fruta uma vez tb e o Nan de manha a noite... a diferença q tenho a papa misturada com o leite. Estou certa ou errada?
ResponderEliminarBm ha outra diferença começar pla sopa m vez da papa mas quanto a isso as opinios dos pediatras diferem muito! Doce ou amargo primeiro? mas no fim vai dar tudo no mesmo
ResponderEliminarAhh esqueci que o iogurte inseri ao lanche juntamente com a fruta misturada. Ele comia tudo!!
ResponderEliminarAna
Secalhar sou eu que tou a ver mal... lol lol
ResponderEliminarHá 1 difereça de 2 meses para a introção da sopa; 1,5mês da fruta, 1,5 mês para a introdução da colher, para além da laranja... foi o que entendi mas posso estar a interpretar mal, claro! E lógico que já percebemos que cada Pediatra tem um linha de seguimento e dos 25 Pediatras do meu hospital deve haver umas 20 linhas diferentes! É só seguirmsos a que a achamos melhor para os nossos filhos!
beijocas
Nao Klaudinha lol Aos 5 meses papa, aos 5 meses e meio fruta e aos 6 meses a sopa :)
ResponderEliminarQuanto a este esquema eu digo-te o que acho...
ResponderEliminarEm relação à papa acho que está tudo bem, mas que devia ser no prato e não no biberão.
Quanto à fruta, se o Guilherme não sofrer de prisão intestinal eu aconselhava-te antes a começar com a maçã ou pêra e depois então com a laranja e banana (porque estes 2 podem alterar o funcionamento intestinal...). Depois ele disse para não oferecer mais nada... isso é o que tu vais vendo... se o Guilherme pedir tu vês que lhe começas a dar outros... desde que não lhe dês fruta que possa causar alergias... eu acho que não tem mal... e se ele pedir dá-lhe...
Em relação ao resto acho que está tudo muito bem!
Agora tu é que vais vendo como o Guilherme se vai portando e vais adequando o plano a ele...
Bjcas
Deve-se começar pelo menos doce para a criança não rejeitar a menos doce, assim habitua o paladar ao menos doce.
ResponderEliminarBeijinhos
ana e seus tesourinhos
Olá querida mamã, realmente cada pediatra tem a sua sentença. O facto dele sugerir que a papa seja dissolvida no leite, num primeiro plano, pode significar que ele deseje uma adaptação progressiva do Gui à papa pois há bebés que sofrem de obstipação, por vezes significativa, quando se introduz a papa por si só. Tal não sucedeu com a Joana, felizmente. A pediatra recomendou-nos começar com as papas da Milupa e Nutriben, por serem mais cremosas e menos pesadas precisamente por causa desta questão.Posteriormente, quando começam a movimentar-se mais, logo a dispender mais calorias, podemos introduzir papas mais substanciais como a Cerelac ou Bledina. O Gui tem gostado da papinha? No nosso caso, começamos com a papinha por si só aos 4 meses (papa sem glúten), substituindo assim uma refeição de leite pela papa.
ResponderEliminarDe um modo geral, após completar 4 meses, a criança pode iniciar a diversificação alimentar mas se ainda estiver a fazer leite materno em exclusivo pode manter este regime até aos 5/6 meses.
Aos 4 meses e meio, introduzimos a sopa de legumes, substituindo uma nova refeição de leite. Começamos por fazer uma sopa base com batata, cebola, abóbora e alface, base esta que permaneceu durante alguns dias para verificar se a Joana era alérgica a alguns dos legumes. Depois, e com um intervalo de 5/6 dias, fomos variando os legumes, sempre atentos a qualquer reacção alérgica. Se quiseres, podes consultar as minhas etiquetas de "diversificação alimentar", "papas" e "sopas" se necessitares de ideias adicionais.
Aos 5 meses, introduzimos a carne na sopa. Coziamos a carne juntamente com os legumes e no fim retiravamos a carne, reduzindo a puré os legumes.Aos 6 meses, introduzimos a fruta, mas apenas os sabores clássicos, como banana, pêra e maçã. Foi-nos indicado que a laranja seria apenas para iniciar aos 10 meses e os kiwis e morangos aos 18 meses, por serem os frutos com maior potencial alergénico.
Também aos 6 meses, a papa passou a ser com glúten. Assim, aos 6 meses começamos a ter uma sopa de legumes com carne (apenas o caldo da mesma) + fruta, um papa com glúten e as restantes refeições de leite.
Aos 8 meses, introduzimos o iogurte (começar sempre pelo iogurte natural mas sem introduzir açúcar ou mel) e passamos a ter duas sopas+fruta, uma papa com glúten e/ou um iogurte e as restantes refeições de leite. Podes sempre adicionar fruta ao iogurte para o tornar mais apelativo para o bebé.
Aos 9 meses, introduzimos o peixe na sopa (coziamos o peixe à parte e depois adicionamo-lo à sopa),reduzindo tudo a puré posteriormente. Ao almoço faziamos uma sopa de carne, ao jantar uma de peixe, seguindo-se sempre a fruta. Ao lanche tinhos a papa e/ou um iogurte e as restantes refeições de leite.
Aos 10/11, começamos a adicionar meia gema à sopa, não excedendo as duas vezes por semana (após os 12 meses, podemos dar o ovo inteiro).Começamos igualmente por cozer a carne/peixe com os legumes, reduzindo tudo posteriormente a puré.
Quanto ao uso da colher, a pediatra da Joana recomendou que ela se familiarizasse com este utensilio aos 4 meses, aquando da introdução da papa. Mas tal foi gradual, muitas vezes a Joana bebia a sopa/papa através de um biberon que compramos na Chicco para o efeito, que tem um furo maior para a sopa e papa poderem fluir através do mesmo. Aos poucos, ela foi aceitando melhor a colher e passados cerca de dois meses, já tinhamos "arquivado" o biberon!
Espero ter-te sido útil.
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana
Olá amiga...
ResponderEliminarNão te vou dar novidade nenhuma ao dizer-te que é um plano estranho, mas cada pediatra é diferente e tem a sua forma de ver as coisas e os seus métodos.
O nosso pediatra introduziu a papa aos 4 meses SEMPRE à colher. Por pouca que fosse a quantidade que ela ingerisse, era sempre para dar à colher e NUNCA no biberon, para ela se adaptar aos sólidos. No inicio fazia a papa mais liquida por que ela chuchava na colher, depois com a aprendizagem comecei a fazê-la mais sólida..
Depois aos 5 meses, introduzimos e sopa e fruta. Aos 5 meses e meio a carne na sopa. O que mais me faz confusão, como a todas as Mamãs, é mesmo a laranja ser das 1ªas frutas, já que o nosso nos disse que só a partir dos 12 meses, tal como os outros citrinos, os morangos e os kiwis...
Não sei amiga...é complicado, mas se tens muitas duvidas e não concordas, deverias falar com ele. Se a questão é só o facto de ser um plano "diferente", mas tens total confiança nele, então...prá frente...Uma grande beijoca para os dois